Pesquisar Neste blog

terça-feira, 24 de junho de 2014

O colágeno realmente funciona?


Olá, gente!!!


A maior parte das perguntas que tenho recebido no blog são a respeito do nosso tão querido COLÁGENO! Ele está por toda parte e nas mais diversas formas (balas, cápsulas, shakes)... E a pergunta que não quer calar: O colágeno ingerido realmente tem o poder de retardar o envelhecimento?

De fato, o colágeno ingerido aumenta a oferta de aminoácidos, mas isso não significa que você vai ter uma pele mais firme e mais jovem. Isso ocorre porque uma boa parte do colágeno ingerido não vai para a pele!


O colágeno é uma proteína abundante no organismo e presente na pele, tendões, ossos e músculos. É formado por 20 aminoácidos. O aparelho digestivo não absorve colágeno puro, porque ele é uma proteína e o corpo absorve apenas aminoácidos. Por isso ele deve ser hidrolisado (já quebrado) para ser melhor aproveitado.

É o corpo que forma o colágeno através dos aminoácidos, vitaminas e minerais que ingerimos. Para a produção de colágeno são necessários: vitamina C, vitamina A, ferro, zinco e silício. Os mesmos aminoácidos que formam colágeno formam outras proteínas do nosso corpo. Quando consumimos o colágeno hidrolisado, se o corpo estiver precisando fabricar outro tipo de proteína (como hormônios, anticorpos, etc), ele vai usar estes aminoácidos ingeridos para fabricar estas outras estruturas. Deu para entender? É o nosso corpo que “escolhe” e prioriza onde devem ser utilizados os nutrientes que ingerimos!

Por isso é necessário ingerir altas doses de colágeno hidrolisado para beneficiar a pele! E claro, a alimentação balanceada também é essencial!


É importante ressaltar que qualquer nutricosmético é apenas um auxiliar nos tratamentos da pele, como lasers, peelings e outros, mas não os substituem jamais!!! Os procedimentos atuam diretamente na pele, estimulando os fibroblastos (células que produzem o colágeno), OK?


Cuidem-se! Beijos!

8 comentários:

Adriana Prado disse...

Explicação de forma simples e clara. Faço uso de colágeno hidrolisado e sempre com esta dúvida: será que funciona mesmo?
Obrigada!
Beijo

ana disse...

Obg dra... amei a explicação. Obg pela atenção! Estarei sempre acompanho suas postagens maravilhosas!

Mari P.S. disse...

Vi na composição dos saches de eximia (colageno hidrolisado) que só há 2,5g de proteina de colageno e nos saches do Fascia há 10g. Devo considerar esse fator no Ato da compra?

Dra. Marinella Felice disse...

Mari, cada sachet do Exímia tem 5g de colágeno!

Anônimo disse...

Com relação ao tipo de colageno, agora fiquei na dúvida pois tem que diga que o pepitideo de colágeno é mais eficiente. Poderia esclarecer?Grata.

Dra. Marinella Felice disse...

A eficácia é a mesma...

Débora disse...

Dra Marinella parabéns pelo seu blog. Sou esteticista e tenho uma página facebook.com/clubedasesteticistas e gostaria de saber se poderia reproduzir alguns dos seus artigos na página com os devidos créditos. Muito obrigada, Débora

Dra. Marinella Felice disse...

Claro, Débora! Abraços!