Pesquisar Neste blog

sexta-feira, 25 de abril de 2014

A acne e o uso do Roacutan


Boa noite, gente!!!


Tenho recebido muitas perguntas a respeito do Roacutan®. Esse medicamento é bem famoso no tratamento da acne, mas é pouco conhecido pelos pacientes. Então, vamos esclarecer as principais dúvidas?

O Roacutan® é um medicamento cujo princípio ativo  é a isotretinoína, um derivado da vitamina A, com  a indicação formal de tratamento da acne moderada a grave.


A dose é calculada de acordo com o peso de cada paciente e, geralmente, quanto maior a dose, mais tempo vai durar o tratamento.

Mas porque ele é tão eficaz?

Ele age diretamente na glândula sebácea reduzindo o seu tamanho e diminuindo a produção de sebo (oleosidade), elimina as condições que favorecem o desenvolvimento de bactérias e a inflamação, age ainda evitando a obstrução do folículo piloso.


Mas o uso deste medicamento exige um acompanhamento médico rigoroso, pois ele tem várias reações adversas e efeitos colaterais.

Os lábios ficam muito ressecados, a pele, os olhos e a mucosa nasal também,  necessitando de uma mega hidratação.

O medicamento pode aumentar os triglicerídeos, o colesterol e as enzimas hepáticas, dentre outros. Por isso, solicitamos exames de sangue mensalmente no começo, e se estiver tudo bem, podemos dar intervalos maiores entre as avaliações até o final do tratamento.

O efeito colateral mais temido é  a chance de malformação fetal (teratogenia), caso a paciente engravide durante o tratamento.

Fala-se muito em depressão com o uso do medicamento. Mas o que é descrito é que se deve evitar o uso da isotretinoína em pacientes predispostos ou que já têm o problema (depressão), pois não foi estabelecida uma relação causal, ou seja, que o remédio cause depressão.

Por isso, cada caso deve ser avaliado cuidadosamente para a indicação correta! São vários prós e contras... Se os benefícios forem maiores que os riscos, o tratamento será indicado.

Existem várias opções disponíveis para te ajudar no tratamento da acne. Essa nem sempre é a última alternativa. Converse com o seu médico para ver o que é melhor, OK?

Beijos e até!

13 comentários:

Anônimo disse...

Dra., como é feito o tratamento para rejuvenescimento com a isotretinoina?

Dra. Marinella Felice disse...

Olá, já escrevi um post sobre isso. Dê uma olhada: http://belezaaflordapele.blogspot.com.br/2012/03/mais-uma-arma-para-rejuvenescer.html

Vanessa disse...

Oi Dra. Marinella!
Qual tratamento pode ser feito no consultório para acne, manchas e sardas ao mesmo tempo e que de resultado logo? E também para linhas finas abaixo dos olhos e olheiras, é só a luz pulsada mesmo?
Beijo

Manuela disse...

Olá Dra. Marinella, tudo bem? Gostaria de saber sua experiência com o Tetralysal? Meu dermatologista me receitou para acne, já estou tomando por 10 dias(300mg), e minha pele piorou!! Isso pode acontecer? Beijos!

Dra. Marinella Felice disse...

Manuela, isso pode acontecer no começo do tratamento com o antibiótico, assim como a isotretinoína, mas depois há melhora. Tenha calma que vai dar certo! Bjs!

Dra. Marinella Felice disse...

Oi Vanessa, para melhorar acne, manchas e sardas ao mesmo tempo podem ser feitos peelings e lasers. Para tratar olheiras e linhas finas pode ser feita a luz pulsada e também lasers, peelings ou carboxiterapia.

Vanessa disse...

Obrigada pelos esclarecimento Dra Marinella. Fui na médica e ela me passou o adacneclin, estou usando mas não esta resolvendo! Porém, ela me receitou o anticoncepcional Yaz, já que pelos sintomas posso estar com ovários policísticos. Você acha que realmente pode resolver? Estou receosa em tomar anticoncepcional, porque disseram para minha mãe que depois de um certo tempo, pode ser prejudicial a saúde, é verdade? Me desculpe fazer tantas perguntas, mas preciso de opiniões para resolver o que realmente é bom para mim.
Beijos.

Vanessa disse...

Ah Dra. Marinella, a ansiedade tem alguma relação com a acne?

Dra. Marinella Felice disse...

Tem sim, Vanessa! O cortisol é um hormônio liberado no corpo devido ao stress. Em quantidade acima do normal, pode causar oleosidade excessiva e acne.

Anônimo disse...

Dra, minha dermatologista me indicou so o kiarita, que por sinal nao recomendo pra ninguem, NAO houve RESULTADO ALGUM, NADA NANA, NADINHA.
ELA ME INDICOU PARA MANCHAS E DISSE QUE SERIA BOM PARA ESPINHAS. QUE PRODUTOS SERIA BOM PARA ESPINHAS TENHO ROSTO OLEOSO, E PAREI DE TOMAR SELENE QUE DIMINUÍA MUITO MINHAS ESPINHAS, POREM, ESTAVA ME DANDO COMECO DE MELASMA. PREFIRO ESPINHA QUE MELASMA.
POR ACASO NÃO TERIA ALGUM POST SOBRE PRODUTOS ÓTIMOS PARA O FIM DAS ESPINHA. OU, SEI LA, FALAR DE ALGUNS PRODUTOS QUE VOCÊ CONFIA. ABRAÇO, MACELA.

Dra. Marinella Felice disse...

Marcela, o tratamento da acne deve ser individualizado e envolve a análise de várias características da pele, alterações hormonais e outros, para podermos prescrever as medicações. O objetivo do blog é informar, e não, estimular a auto-medicação. Por isso, evito citar nomes de medicamentos aqui. Você pode utilizar as dicas de cuidados com a pele que dou no blog (como máscara de argila, etc) até retornar a sua dermato. Bjs!

Vanessa disse...

Dra. Marinella, vc sabe me informar se é normal ocorrer sangramento no 1° mês de uso do anticoncepcional Yaz?

Dra. Marinella Felice disse...

Pode ocorrer alguns sangramentos de "escape" com o uso de anticoncepcionais de baixa dosagem, como o Yaz. Mas é melhor você conversar com o seu ginecologista.