Pesquisar Neste blog

segunda-feira, 31 de março de 2014

A acne, as cicatrizes e as soluções


Hoje vamos falar sobre as temidas e indesejadas cicatrizes de acne, aquelas que insistem em não querer desaparecer... Mas quero falar de solução!

A dificuldade na correção dessas cicatrizes está no fato de existirem diversos tipos. Para que o resultado final seja satisfatório, cada tipo de cicatriz de acne exige uma abordagem diferente.

Vamos ver os diferentes tipos de cicatrizes e o tratamento de cada uma...

  • As cicatrizes "BOX SCAR" são rasas e medem entre 1,5 a 2,5 mm de diâmetro. O tratamento mais indicado é o laser. 
  • Nas cicatrizes “ROLLING”, a pele superficial está preservada e a depressão  é provocada pelas fibroses por baixo da pele. A correção deste tipo de cicatriz é com Subcision®. Neste procedimento, introduzimos uma agulha especial por baixo da cicatriz para cortar os septos de fibrose.
  • A cicatriz "ICEPICK" é também conhecida como cicatriz em forma de furador de gelo. Elas são pequenas (menores que 2 mm), bem delimitadas e muito profundas. O tratamento pode ser feito com ácido localizado (TCA CROSS) ou cirurgia, seguida por nivelamento com laser.

  • As cicatrizes “PONTES” são constituídas por um segmento de pele que se forma sobre outra pele, formando uma ponte. No exame clínico, estes pequenos orifícios são parecidos com as cicatrizes ice-picks, no entanto, através de gancho cirúrgico, comprovamos que estes orifícios comunicam-se entre si, configurando as “pontes”.


Há os tratamentos coadjuvantes, como a luz pulsada para remover a cor avermelhada das cicatrizes de acne e os preenchimentos, em cicatrizes flácidas e distensíveis.

Geralmente, há vários tipos de cicatrizes num mesmo paciente, por isso é comum associarmos várias técnicas de tratamento. 

Lembrando que se você fez uso de isotretinoína (Roacutan®), tem que esperar no mínimo 6 meses de intervalo após o término do tratamento para a realização da primeira sessão.

Para tudo tem jeito e tem solução! Não desista de cuidar da sua pele! Invista em você! 

Beijos!

11 comentários:

Vanessa disse...

Tô desesperada, tomei o roacutan mas minha acne está voltando! E o pior é que não consigo marcar uma consulta!
O meu rosto fica bem avermelhado por causa da acne e ta com manchas, mas ainda bem que não tenho cicatrizes!Pelo menos isso! rs
Ótimas explicações Dra. Marinella!
Beijos.

Anônimo disse...

Boa tarde Dra Marinella,

onde fica seu consultório?

Qual seu contato?


Grata.

Anônimo disse...

Nossa Dra. Marinela, ninguém merece cicatrizes assim! Todos devem procurar tratamento, procurando um dermatologista com competência e sensibilidade para entender as angústias do paciente! mas sinceridade, tá difícil encontrar dermatologista bom...

Dra. Marinella Felice disse...

Olá, atendo na Tijuca, Rua Barão de Mesquita, 195. Tel: (21) 99975-7799.

Anônimo disse...

Dra, vcs tem post falando sobre o roacutan? abç

Lívia disse...

Dra Marinela, vc acha que a escova clarisonic é mesmo boa pra fazer limpeza todos os dias na pele? Vale a pena comprar? Obrigada!

Dra. Marinella Felice disse...

O Clarisonic é excelente! Acho que vale muito a pena comprar! Mas há opções muito boas e mais em conta, como o da Olay, por exemplo. Bjs!

Anônimo disse...

Dra, o meu caso está parecido com a ice-pick ,mais tenho menos de 18 anos , já posso fazer o tratamento ? e quanto custa ?

Anônimo disse...

Faço o uso de oli-ola manipulado na Farmatech e eles entregam para o Brasil inteiro, junto com o inneov que comprei na www.melofarma.com.br, super recomendo! Minha pele tá ficando maravilhosa!

Dra. Marinella Felice disse...

Se a acne já estiver fora de atividade, ou seja, não houver mais aparecimento de espinhas, pode ser feito, independente se tiver menos de 18 anos. Marque uma avaliação para ver sobre valores! Tel: (21)99975-7799. Bjs!

Unknown disse...

Olá. Gostaria de saber se você trabalha com dermatologia cosmética: TCA CROSS?